Para ler e saber mais

São cinco as Obras Básicas, que surgem a partir do Livro dos Espíritos, o mais abrangente, composto por uma longa introdução que apresenta o Espiritismo e por 1019 perguntas endereçadas aos espíritos, cujas respostas foram codificadas (analisadas, resumidas e organizadas) por Allan Kardec.
Elas abordam, sob o ponto de vista dos espíritos, os temas ligados ao intercâmbio com o mundo dos espíritos (O Livro dos Médiuns), à Moral Cristã (O Evangelho Segundo o Espiritismo), à Filosofia e à Justiça (O Céu e o Inferno) e, por fim, temas afetos à Ciência (A Gênese).

  • 1857 – O Livro dos Espíritos- obra em que se estabelecem os princípios da Doutrina Espírita.
  • 1861 – O Livro dos Médiuns – versa sobre o caráter experimental e investigativo do espiritismo, visto como ferramenta teórico-metodológica para se compreender uma “nova ordem de fenômenos”, até então jamais considerada pelo conhecimento científico: os fenômenos ditos espíritas ou mediúnicos, que teriam como causa a intervenção de espíritos na realidade física;
  • 1864 – O Evangelho segundo o Espiritismo – obra de cunho essencialmente moral, em que Kardec seleciona os Evangelhos de Jesus como ponto de partida para a inferência de fundamentos morais comuns a todos os “grandes sistemas religiosos”, fundamentos esses cuja consonância com o espiritismo procura ser demonstrada.
  • 1865 – O Céu e o Inferno – obra composta de duas partes: na primeira, Kardec realiza um exame crítico da doutrina católica sobre a transcendência, procurando apontar contradições filosóficas e incoerências com o conhecimento científico superáveis, segundo ele, mediante o paradigma espírita da fé raciocinada. Na segunda, constam dezenas de diálogos que teriam sido estabelecidos entre Kardec e diversos espíritos, nos quais estes narram as impressões trazidas da existência transcendente;
  • 1868 – A Gênese – obra composta de três partes. A primeira parte trata da Gênese, isto é, da formação dos mundos e da criação dos seres animados e inanimados. A segunda parte, dos milagres, onde se discute sobre o que pode ser considerado milagre, e se explica, à luz da doutrina espírita os muitos milagres feitos por Jesus. A terceira parte explica como e por que pode haver previsões de coisas futuras, pressentimentos e coisas afins.
  • 1890 – Obras Póstumas – escritos e estudos inéditos de Kardec, com anotações sobre os bastidores da criação da doutrina e que auxiliam a sua compreensão.

    * Referencias retiradas da wikipedia.org

Posteriormente outros escritores publicaram muitos livros que expandem a compreensão do espiritismo ampliando o nosso entendimento sobre os ensinamentos de Jesus.
Destacamos Francisco Candido Xavier e Divaldo Pereira Franco entre muitos divulgadores do espiritismo.
Conhecer o espiritismo é reviver as mensagens e exemplos de Jesus, que disse em João 14:16 : -“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre”.
Dedique um pouco de tempo para conhecer esta doutrina que esclarece e consola muitos.
Boa leitura!

Para saber mais sobre a doutrina espírita, indicamos estes sites :

FEESP – Federação Espírita do Estado de São Paulo
Rádio Boa Nova
Tv Mundo Maior
Portal do Espírito

Visite nossa Biblioteca básica de livros e revistas espíritas

Biblioteca

Link permanente para este artigo: https://ceeop.org.br/para-ler/