Nossa história

O Centro de Estudos Espíritas “Dr. Osvaldo Pinheiro”, conforme Estatuto Social é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, de caráter filosófico, científico, moral e de inspiração Cristão, de duração ilimitada e sem finalidade lucrativa (art.1º.).

Fundado em 1º de Janeiro de 1.955, por um grupo de Espíritas, sob a orientação da FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DE SÃO PAULO, tendo como seu principal colaborador o Sr. Orlando Pinto.

As primeiras reuniões espirituais eram realizadas nos fundos da residência do Sr. Orlando Pinto, sito a Rua Carlos Garcia nº 8 – A – Vila Ré.

A primeira Diretoria foi composta pelos seguintes Diretores:

  • Presidente: Sr. Orlando Pinto
  • Vice-Presidente: Braulio Pinto
  • 1º Secretário: Nadair Cruz Yanes
  • 2º Secretário: José Cabral
  • 1º Tesoureiro: Yvone Luiza Boscolo Mazini
  • 2º Tesoureiro: Adelino Pietozo e
  • Fiscal Geral: Orestes Maini

Em 2 de outubro de 1957 transferiu-se para novo endereço, junto a rua Pedro Bellegarde, 415 – Tatuapé.

Em 1960 passou atender em sede provisória junto a Rua Chonecó, 32, mesmo endereço do Sr. Orlando Pinto.

Em novembro de 1961 foi comprado um terreno a Rua Colatina, 46-A – Cidade Patriarca, graças a descoberta e indicação da Srª.  Ana Tognato (Dona Anita), que fora por vários anos Tesoureira do CEEOP, onde foi construído inicialmente um pequeno salão e um banheiro, com ajuda de vários irmãos, conforme lista anexada.

Em 1989 assume a Presidência o Sr. Gabriel Rubio Perez, com 76 anos, espanhol, passando a ser o segundo Presidente na história do CEOP, amigo e vizinho do Sr. Orlando Pinto.

Em 2 de Janeiro de 1993 assume a Presidência, o Sr. Alfredo Gomes de Melo, O terceiro Presidente da história do CEEOP.

Foi exatamente a partir da gestão, do Sr. Alfredo que houve um grande avanço no CEEOP, tanto na parte material com a expansão do salão principal como a construção de várias salas/salão e cozinha, bem como ações no campo da Caridade, da Assistência Espiritual e a Criação de Cursos sempre sob a Orientação da Federação Espírita do Estado de São Paulo.

Fica registrado para sempre nossa gratidão por tudo que esse valoroso Colaborador e promotor do Espiritismo em São Paulo, mais particularmente na Cidade Patriarca. Por tudo que realizou no Centro de Estudos Espíritas “Dr. Osvaldo Pinheiro” e para todos que tiveram a felicidade de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado.

Que Jesus, nosso Mestre Querido possa abençoa-lo e recompensá-lo por tudo de bom que realizou e deixou aqui na Terra, pois em 5 de Janeiro de 2016, regressou à Pátria Amada Espiritual.

Link permanente para este artigo: https://ceeop.org.br/sobre-nos/